2019-06-20

Poderes da Mente e Tipos de Futuros


Há vários filmes e produções por aí que mostram como seria um futuro no qual os seres humanos possuíssem poderes da mente, ou paranormais, ou espers.Há vários animes sobre. 

Dois deles eu acompanhei pessoalmente:

To aru majutsu no index (I, II, III) - Mostra-nos uma visão em que espers, magia e muita tecnologia parecem "conviver" no mesmo mundo. Obviamente, há brigas, e é em torno de algumas dessas batalhas que gira o enredo, em torno de um rapaz azarado chamado Touma Kamijou (Kamijou em japonês quer dizer "superior a deus"). Ele tem um "poder" que traz muita má sorte mas que também nega magias e esperismo. Dá pra ver isso nas brigas épicas, tanto com Mikasa, Kanzaki, Accelerator (temporada I) quanto com Agnese Sanctis e a Lidvia Lorenzetti (temporara II). Lá pela terceira temporada tem uma guerra mundial que acaba... não, vejam vocês mesmos!

Shin Sekai Yori parece ter uma visão mais pessimista, em que há várias reviravoltas no mundo (contadas em resumo) e depois a história se passa num futuro bem distante em que há poucos humanos, um estranho sistema de governo e umas espécies estranhas de animais. O governo estranho parece ser uns tipos de sovietes, ao estilo orwelliano, só que sem a bandeira vermelha nem os cartazes de OBEY ou WATCHING YOU. Um governo com uma aparência beeeeeem mais suave e mais suavizada ainda, em que os dissidentes simplesmente desaparecem como mágica, sem deixar vestígio, nem nas memórias do pessoal.

Bem, estes parecem (a mim, é claro) serem planos da Elite, e em ambas há muita mortandade e redução populacional, como tinha de ser, para fazer cumprir o prometido nas Pedras Guias da Geórgia.

Ah... sobre "poderes da mente" (tem três ramos, um dos quais não é do mesmo tipo de Toaru Majutsu nem de Shin Sekai) encontrei algo interessante no canal Humerto Volts, lá no Youtube. Links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=aYV4pcT6K4Y

https://www.youtube.com/watch?v=TOc57Oym-4A

No comments:

Post a Comment